terça-feira, 16 de outubro de 2012

A BELEZA ART NOUVEAU

Hoje trago para vocês um pouquinho de decoração no estilo Art Nouveau, que significa "arte nova" em francês. Foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Teve início no final do século 19 e caracterizava-se pelas formas orgânicas e referências naturais. A maioria dos seus móveis tem revestimento de carvalho, mas nem por isso os ambientes são sombrios, já que estampas florais podem ser vistas em vários elementos na sua decoração. A Art Nouveau também revolucionou o design de moda, o uso dos tecidos e o mobiliário, assim como o design de vasos e luminárias Tiffany, artigos de vidro Lalique e estampas Liberty City. 
Na arquitetura o movimento foi traduzido em construções com estilo floreado, linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, que eram trabalhadas prioritariamente em ferro e vidro. Uma das construções mais bonitas neste estilo é o hotel Gresham Palace em Budapest. 
Confesso que esse não é um dos estilos que mais me agrada, mas por ser um estilo inovador... podemos pegar algumas idéias e recriar esse estilo em nossa casa!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário